junho 25, 2008

Escolhendo seu Peixe e Aquário

Escolhendo seu animal doméstico


O aquário sempre esteve muito perto de nós, por isso que há décadas ele decora nossos lares exercendo um grande fascínio para quem o contempla.
Hoje em dia inúmeras lojas oferecem uma grande variedade de produtos e acessórios de excelente qualidade para que qualquer pessoa possa exercer esse hobby.
Num aquário procure sempre colocar peixes e plantas que exijam o mesmo tipo de iluminação, condição da água, espaço interno e tipo de alimentação.
Não existem normas ou regras para se montar um aquário, mas alguns pontos devem ser considerados:

1. Aquário:
Os aquários retangulares são a melhor opção dentre os modelos por apresentarem maior superfície de contato da água com o ar permitindo uma melhor oxigenação, ausência de distorções das imagens internas, melhor facilidade de instalação de equipamentos assim como da limpeza.
O tamanho do aquário varia com o espaço disponível, quantidades de peixes e seus tamanhos. Os maiores (80 a 100 Litros) requerem menor manutenção por terem um maior volume de água e atingirem um equilíbrio biológico rapidamente.
O local de colocação do aquário deve ser firme, plano e longe da luz direta do sol, pois esta ajuda na proliferação de algas e torna o aquário turvo.
Existem 4 tipos de aquários diferenciados sendo eles: quarentena ( peixes recém adquiridos, para evitar contaminação dos outros, ficam em observação para diagnostico), hospital (peixes doentes ficam sendo tratados), criação (manter em seguranças os avelinos –“bebês”- até atingirem o tamanho ideal) e reprodução (busca-se a fertilização dos óvulos).

2. Decoração:
É muito importante fazer a decoração de acordo com o tipo de peixe que deseja criar procurando usar materiais isentos de metais, corantes artificiais e com resíduos tóxicos.
Os cascalhos ou substrato de fundo deve ser um areão de rio com grãos em média de 3 a 5 mm, para uma melhor filtragem de fundo e para que as plantas possam se enraizar.

3. Água:
A água de torneira é usualmente utilizada, desde que realizado o devido tratamento para cloro e metais pesados existindo no mercado produtos para tais finalidades.
Você também deve prestar atenção no tipo de água que seus peixes precisam para viver bem como, por exemplo, água alcalina ou ácida.

4. Filtros:
É o responsável pela eliminação das partículas em suspensão e das impurezas, resultado da desintegração biológica das substâncias tóxicas que se acumulam devido aos restos de comida. Porém, por melhor que seja o filtro ele não substitui a troca parcial periódica de água. O ideal é que se consiga conciliar os três tipos de filtragens, mecânica, química e biológica em seu aquário.
O filtro biológico ou o de placas de fundo é um dos mais utilizados sendo mais eficiente quando associado a uma bomba submersa incluindo a filtragem mecânica à biológica, utilizando o cascalho como elemento filtrante e como fixador de bactérias. Consiste de placas fechadas cobertas de pequenos furos para circulação da água que encaixadas no fundo do aquário com uma saída em uma extremidade (torre), para o encaixe da bomba submersa.
Alguns filtros externos conseguem realizar os três tipos de filtragens podendo ser usados associados ao filtro biológico ou mesmo como único filtro do aquário.

5. Aquecedores:
A grande maioria dos peixes ornamentais exige uma temperatura constante da água em torno de 25º C. Como no inverno a temperatura fica bem abaixo há a necessidade de aquecimento da água.
A oscilação da temperatura pode fazer com que seus peixes fiquem com a resistência baixa e assim fiquem doentes.
Existem aquários de água fria, sem uso de aquecimento, mas a variedade de peixes para esta condição é bastante restrita.

6. Iluminação:
Como os aquários normalmente estão dentro de casa, é imprescindível que sejam equipados com sistemas de iluminação para realçar toda a decoração e os habitantes do aquário, assim como o desenvolvimento das plantas.
As lâmpadas mais utilizadas são as fluorescentes em modelos fabricados especificamente para uso em aquários nas luminárias ou mesmo em tampas que compõem os móveis dos aquários.

7. Peixes:
Deve-se saber o volume do aquário e seguir a proporção aproximada de 1 litro de água para cada centímetro de peixe para se determinar a quantidade ideal de peixes.
Escolha os peixes pela cor (compare as cores e leve os que tenham as cores vivas), observe as nadadeiras e guelras pois às vezes estas ficam desfiadas ou faltando pedaços por causa de brigas, tente escolher o menos avariado e preste atenção no comportamento deles, não leve peixes que pareçam quietos demais.
Pergunte sempre ao vendedor ou a criadores experientes se os peixes que lhe interessam são compatíveis evitando a mistura de peixes dóceis com agressivos ou de peixes com exigências muito diferentes em qualidade de água, principalmente pH.
Deve-se também evitar a mistura de peixes de tamanhos muito distintos, pois os peixes pequenos podem ser devorados pelos maiores. Esta regra não é válida para todas as espécies, pois existem peixes que apesar de grandes são bastante dóceis.

8. Alimentação:
Você deverá propiciar uma alimentação variada e correta. Escolha uma ração que atenda as necessidades básicas dos peixes e que não turve a água. Alimente-os em pequenas quantidades, pois desta forma evita-se de deixar restos de ração no fundo do aquário que irão prejudicar a água. Preste atenção na quantidade, não dê mais do que eles podem comer em 2 ou 3 minutos.


Autora: Danielle A. Lobato
Médica Veterinária - CRMV - MG 6301

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei de peixes e cuidei dos mesmos sem saber como suas informações acrescentam um cuidado melhor e...nos faz pensar na beleza da harmonia de ter peixes saudáveis combinando ambiente com beleza.Gostei do texto e das informações,me senti em um guia turístico...rs rs rs

Alessandra Caldeira Savastano disse...

ótima explicação ou tutorial, rs
Saber como ter o seu peixinho bem cuidado, seu aquário, manutenção, e todo o mais...
Feliz com a Parceria, principalmente da minha parte do aprendizado a cada Post!!!
Obrigada!!!

Da Sanidade a Insanidade

Seu E-Mail:


Incrições para FeedBlitz

Este Blog e sua Autora não se Responsabilizam, em nenhuma hipótese,
pelo mau uso dos conteúdos encontrados aqui!!!
Ao Baixar qualquer conteúdo do blog você automaticamente se torna responsável e concorda que:
* Irá Deletar o conteúdo em até 24 horas.
* Jamais irá armazenar qualquer item ou conteúdo para fins comerciais.
*Se torna totalmente responsável por suas ações perante aos arquivos adquiridos.