junho 25, 2008

Escolhendo seu Gato

Escolhendo seu animal doméstico


Para dividir a casa com um gato deve-se pensar em muitas coisas além do simples ato de adquiri-lo quer seja por lojas ou criadores especializados. Várias questões precisam ser levantadas como:

- Existem outros animais na casa? Quais são? Como reagiriam a um novo habitante?
- A nova residência é uma casa? Se sim existe a possibilidade de passeios externos ou até mesmo fuga?
- É um apartamento? Existem telas de proteção nas janelas para evitar acidentes como quedas?
- Você tem tempo e paciência para realizar a escovação diária do pelos que algumas raças necessitam?
- Você possui recursos financeiros para arcar com esse novo habitante?


Qual tipo de gato escolher?

- Se você pretende expor ou começar uma criação somente um animal de raça com um ótimo pedigree seria ideal para essa finalidade.
- Se você pretende ter um novo companheiro e amigo procure clinicas e ONG´S que costumam ter gatinhos para serem doados ou anúncios de criadores.
- Se quiser um gato de raça não se baseie apenas na estética. Gatos de pelagens longas requerem escovações periódicas e são indicados para viver dentro de casa.
- Algumas raças como os Siameses exigem muita atenção e carinho de seus donos já raças como a Sphynx precisam de cuidados e tratamentos especiais, portanto pesquise bem sobre cada raça antes de adquiri-la assim como seu temperamento.


A escolha pelo sexo:
Machos:
- Os machos inteiros, ou seja, não castrados em geral procuram sair muito de casa em busca de acasalamento podendo voltar dias depois e muitas das vezes machucados e com a possibilidade de contrair doenças até mesmo fatais. Alguns exalam um odor forte pela urina e demarcam com esta todo o seu território (sua casa).


Fêmeas:
- As fêmeas inteiras também buscam sair de casa em busca do acasalamento e quando são impedidas costumam apresentar miados insistentes e mudança de comportamento. A fêmeas normalmente entram em seu período fértil com intervalos de 21 dias e sua gestação em torno de 64 dias.


"Castrar o animal é uma solução humana eficaz e resolve alguma das questões supracitadas permitindo um convívio mais agradável entre você e seu gatinho."

Filhote:
- Nunca compre filhotes antes dos 2 meses de idade pois este é o tempo mínimo para que o filhote aprenda com sua mãe e na interação com seus irmãos determinados comportamentos e higiene.

- O filhote já deve ter recebido sua primeira dose vacinal, assim como vermifugações quinzenais. Exija na compra o certificado de vacinação assinado por um médico veterinário.
- Durante a primeira semana do filhote em sua nova casa, procure oferecer constante carinho e afeição. Mantenha a mesma dieta oferecida e se for fazer a transição desta, faça de forma gradual diminuindo aos poucos a antiga e aumentando a nova dieta essa mudança deverá ser finalizada com uma semana.

Aspectos físicos a serem verificados na hora da escolha do filhote:
- Examine a pele do filhote cuidadosamente e verifique a presença de pulgas, carrapatos, áreas de descamação ou até mesmo ausência de pêlos.
- As orelhas também devem ser avaliadas quanto a presença de secreções, descamações ou parasitas.
- Os olhos devem ser brilhantes, íntegros, a mucosa rosada e sem secreções perioculares.
- A boca deve ser verificada quanto à presença de lesões, gengivas inflamadas, placas brancas pela mucosa e presença de dentes anômalos (descaracterizados, supranumerários, em posições incorretas, dentre outros).
- A região embaixo da cauda envolvendo o ânus e o órgão reprodutor deve estar limpa, seca e sem sinais de diarréia ou secreções.
- O gato deve estar esperto, atento, andando e saltando sem dificuldades e sem sinais de dor ao ser avaliado.
- Caso perceba algum problema procure uma clínica veterinária.



Autora: Danielle A. Lobato
Médica Veterinária - CRMV - MG 6301


1 comentários:

Alessandra Caldeira Savastano disse...

Ahhh os gatinhos, lindinhos e gostosos, sempre da vontade de ter um... rs
Mas com 2 cães fica meio complicado...
Ficou ótimo seu trabalho...
Parabéns e Obrigada!!!
Bjims!!!

Da Sanidade a Insanidade

Seu E-Mail:


Incrições para FeedBlitz

Este Blog e sua Autora não se Responsabilizam, em nenhuma hipótese,
pelo mau uso dos conteúdos encontrados aqui!!!
Ao Baixar qualquer conteúdo do blog você automaticamente se torna responsável e concorda que:
* Irá Deletar o conteúdo em até 24 horas.
* Jamais irá armazenar qualquer item ou conteúdo para fins comerciais.
*Se torna totalmente responsável por suas ações perante aos arquivos adquiridos.